quinta-feira, 10 de junho de 2010

TICs e a Educação

A atualização das TICs, como já foi falada, requer planejamento, é na internet que é utilizada para varias finalidades, e se encontra nela grandes diversidades de assuntos, pesquisas escolares, para uso cientifico educacional, com ela ver as ultimas noticias, previsão do tempo;bate-papo, videoconferências; permite que a comunicação chegue em tempo real. Porem vemos que muitos ainda são usados simplesmente para “passar o tempo” preenchendo a aula; com jogos virtuais.
Estamos vivendo numa sociedade cheia de informação, onde todos buscam cada vez mais, formos de estarem na alfabetização digital, e hoje em dia pode ser considerado como fundamental para a vida cidadã semelhante a questão da alfabetização convencional.
Fomos criados com medo ds tecnologias, ouvindo de nossos pais coisas como: “não mexa no botão da TV” sem duvida a próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir, vai ficar a margem dos próprios alunos, uma vez que eles dominam a tecnologia. Com isso se exige do professor uma preparação e atualização com intuito de conhecer as ferramentas para motivar o aluno e ajuda-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidades amplia horizonte dos educadores e dispõe novas possibilidades pedagógicas.
A grande revolução que o computador promove é permitir uma educação globalizada no sentido de que há muita informação disponível e ao mesmo tempo individualizada
No mundo de hoje o ensino não se limita a sala de aula e livros didáticos, surge uma nova era onde os livros apontam sites e sugestões adequadas as salas, laboratórios de informática. Sem dúvida é no papel que encontramos facilmente o conhecimento, mas é em pesquisas de campo utilizadas de maneira inteligente que desfrutamos dos recursos da internet e demais tecnologias -
A educação convencional desperdiça o melhor dos recursos, fazendo-o mero fornecedor de informações, quando este deveria ser um auxiliador, organizador de situações de aprendizagem; o grande erro dos profissionais da educação é pensar que irão perder seus empregos para as TICs, eles precisam enxergar que as tecnologias fazem parte do processo ensino-aprendizagem como auxiliadores para a aquisição de novos conhecimentos.

3 comentários:

  1. interessante o assunto, já que sempre se falava que as máuinas iriam dominar o mundo, está é uma visão exagerada das gerações passadas, porem causaram danos as novas gerações, estas tem medo de utilizar as tecnologias como aliadas para a construção do conhecimento

    ResponderExcluir
  2. como já citado acima o medo das TICs é grande, e há tambem o uso não inteligente das mesmas, me pergunto se este mau uso é por que não sabem/não estão habilitados a trabalharem com isso ou se é gosto pela imprudencia; bem neste caminho as interrogações permeiam o assunto.

    ResponderExcluir
  3. Quando falamos em tecnologias costumamos pensar imediatamente em computadores, vídeo, softwares e Internet.Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. A forma como os organizamos em grupos, em salas, em outros espaços isso também é tecnologia. O giz por exemplo, que escreve na louça é tecnologia de comunicação, O livro, a revista e o jornal são exemplos também de tecnologias fundamentais para a sempre estamos utilizando inúmeras tecnologias de informação e de comunicação. para a aprendizagem e ainda não sabemos utilizá-las adequadamente.

    ResponderExcluir

Atenção! Seu comentário será verificado