segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dia da Árvore

Como é bom em um dia quente sentarmos a sombra de uma majestosa árvore; é por isso que no dia 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o dia da árvore. A data foi escolhida, por ser próxima ao início da primavera - a estação em que as flores aparecem em maior quantidade.
São essenciais para a vida, as árvores não só embelezam o planeta, como mantêm a umidade do ar, ajudam a diminuir a poluição pois dissolvem o gás carbônico durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos e firmam o solo das encostas e também as margens dos rios. Através da madeira dos seus troncos ainda é possível colher matéria-prima para a fabricação de medicamentos.
No Brasil, a árvore mais antiga e também mais alta é um jequitibá de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo, sua copa possui 39 metros de diâmetro, onde vivem tucanos e macacos, entre outros animais. Aqui proximo a nossa escola também possuimos uma Araucária muito alta,precisando de 9 adultos para abraça-la completamente; estima-se que seja centenária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Seu comentário será verificado